Governo deve adiar exigência de airbag e freios ABS em todos os carros em 2014.
Medida busca reduzir impacto dos preços dos veículos na inflação e pode dar sobrevida a modelos como a Kombi.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, nesta quarta-feira, que o governo está preocupado com o risco de inflação crescer em razão do aumento dos preços dos carros devido à entrada em vigor, em 2015, da obrigatoriedade de todos os automóveis fabricados no Brasil terem itens de segurança, como airbags e freios ABS.
Conforme Mantega, os preços dos carros podem aumentar entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil em virtude desses equipamentos. Devido ao impacto na inflação, o ministro informou que estuda o adiamento do início da medida.
— Possivelmente vamos adiar a entrada em vigor — disse.
A indústria mostrava preocupação com a coincidência da entrada em vigor dos novos itens e a retomada do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) no ano que vem. Ambas trazem impacto no preço do carro e poderiam acentuar a tendência de desaceleração nas vendas esperada para 2014.
A mudança pode dar uma sobrevida a modelos que teriam de sair de linha por não atender as novas exigências, como a Kombi. O iminente fim da produção do histórico modelo da Volkswagen ganhou repercussão internacional e virou mote de campanha publicitária da marca.
A medida também favorece outros modelos, como o Uno Mille, Celta, Clio, Ka e Fiesta Rocam. Segundo o ministro, 60% dos veículos hoje já têm esses equipamentos.
— Passaria para 100% e provavelmente vamos diferir isso em um ou dois anos. Ainda não fechamos a proposta, vamos fechar na terça-feira — informou.
Fonte: diariocatarinense
Nenhum comentário:
Postar um comentário